terça-feira, 28 de outubro de 2014

Correr ou Morrer | James Dashner

 C.R.U.E.L. É BOM 



Título original: The Maze Runner | Skoob
Serie: Maze Runner
Autor(a): James Dashner
Editora: V&R
ISBN: 978-85-7683-247-8
Tradução: Henrique Monteiro 
Nota: 10/10
Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

 Thomas acorda em um escuro elevador em movimento, sem se lembrar de nada, apenas do seu primeiro nome. Após a parada total do elevador, a porta se abre, e lá se revelam vários outros garotos do outro lado.

Thomas logo se vê na Clareira, o estranho local que está, vivendo junto com os Clareanos (nome dado aos habitantes de lá, todos garotos). Nenhum sabe como e por que foram parar lá, todos, assim como Thomas, desceram pelo elevador apenas com a lembrança de seu primeiro nome. Eles precisam sobreviver, e para isso se distribuem em grupos para realizar tarefas. Um deles é o dos Corredores (Runners), que são os únicos que tem o direito de atravessar as grandes paredes de pedras e vaguear pelo labirinto, que toda a noite, no mesmo horário, é fechado.


Mas eles não estão sozinho. Estranhas criaturas, chamadas de verdugos, vivem no labirinto, e aparecem ocasionalmente a noite. Elas são feitas de metade máquina, metade animal.Tente não cruzar seu caminho, caso contrário você passará pela transformação. Quando Thomas começa a pensar que a vida na clareira não pode ser assim tão ruim, mais um mistério surge em seu caminho. O elevador traz uma garota, a primeira a vir para a Clareira, e ela traz um aviso: Tudo vai mudar.

Correr ou Morrer é recheado de ação, a cada página seus olhos irão correr para ver qual será a resposta de alguma questão. Ou da única questão que todos fazem: como sair dali. Independente de saber o porque de estarem ali. Seu coração irá acelerar diversas vezes, junto ao dos personagens, que apesar de tudo, tudo o que fazem é lutar pela sobrevivência em um lugar escasso de tudo. 

Um livro que fala sobre coragem, confiança e fidelidade. Até medo, medo pelas crianças, crianças que buscam respostas pelo o que vivem. Vai desperta diversas emoções no leitor, que será pego de surpresa em cada um dos pequenos capítulos. E quando eu fecho o livro, com o coração acelerado e esperando pela continuação, me pergunto do porque desse livro não ser tão falado, mesmo com toda a emoção que ele pode nos passar. 

Ainda restam mistérios a serem resolvidos e alguns tapas na cara de quem fez tudo isso aos pobres Clareanos que espero ver em Prova de Fogo - segundo livro da série -, mas será que realmente isso tudo foi feito por crueldade?
Será mesmo que "CRUEL é bom"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário