sábado, 4 de outubro de 2014

Divergente | Veronica Roth


Titulo: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Paginas: 502
Nota: 9,5/10
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 

No futuro, a nação foi dizimada por causas diversas, apenas partes da cidade de Chicago restaram, nela os sobreviventes se adaptaram ao sistema de facções para erradicar qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem do mundo.

Os que culparam a agressividade formaram a Amizade.

Os que culparam a ignorância formaram a Erudição.
Os que culparam a duplicidade formaram a Franqueza.
Os que culpavam o egoismo formaram a Abnegação.
Os que culparam a covardia formaram a Audácia.

Beatrice Prior, jovem de 16 anos, nascida na abnegação, porém nunca se encaixou muito bem nela. Vive com os pais e o irmão. Todo jovem ao completar 16 anos tem o direito de mudar de facção, mas a partir do momento em que você troca de facção, não poderá voltar a sua facção de origem.
"O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim."
Durante o teste em que Beatrice descobrirá qual a facção que se adapta, ela descobre que é divergente, uma pessoa que não se adapta a apenas uma facção, ela tem que mantar isso em segredo pois isso é muito incomum, e algumas pessoas tem medo de divergentes e acabam matando-os.
"Às vezes, as pessoas só querem ser felizes, mesmo que seja de uma maneira irreal."
Beatrice escolhe a facção da Audácia, ela agora tem a opção de escolher um novo nome e escolhe ser chamada de "Tris". Agora ela tem que passar pelo árduo treinamento, no qual se ela não for aprovada, Tris irá se tornar uma sem-facção. 
"Como um animal selvagem, a verdade é poderosa demais para ser mantida."
Em sua transição, Tris conhece outros iniciados vindos das outras facções, que se tornaram grandes amigos e outros grandes inimigos. Eric e Quatro, seus instrutores, Tris acaba tendo um interesse amoroso por Quatro. Com o avanço do seu treinamento, Tris descobre os riscos de ser uma divergente, ela tem que fazer de tudo para sobreviver, até mesmo sacrificar a sua família.
"Amo a Tris, a Divergente, que toma decisões independente de lealdades a facções, que não é o estereótipo de uma facção. Mas a Tris que está fazendo de tudo para destruir a si mesma… não consigo amá-la."
Um livro que te leva a uma aventura alucinante pela Chicago futurística, te prende do inicio ao fim, e acaba de uma maneira que você fica louco para comprar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário