sábado, 15 de novembro de 2014

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo | Benjamin Alire Sáenz

Titulo original:Aristotle and Dante discover the secrets of the universe. 
Autor:Benjamin Alire Sáenz 
ISBN: 
9788565765350
Editora: Seguinte

Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.




Sabe aquela sensação após terminar um livro que gostou tanto, mas não consegue explicar o quanto em palavras? Isso é que está acontecendo comigo, talvez sobrarão ou talvez faltarão palavras para eu me expressar, mas tentarei fazer o meu melhor para fazê-lo entender o que estou querendo dizer. 

Aristóteles - ou Ari, como prefere ser chamado - é um adolescente quieto e introspectivo, que não sabe muito bem como fazer amigos e, na verdade, nem faz muita questão deles. Ele sempre achou que, se fosse para ficar entediado, antes sozinho do que acompanhado. Talvez ele tivesse herdado isso de seu pai, que havia voltado do Vietnã não muito comunicativo. Ou, talvez, ele fosse desse jeito por não conseguir parar de pensar no irmão, Bernado, que estava preso há 11 anos e sobre o qual seus pais não falavam sob hipótese nenhuma. O fato é que Ari era assim e, quando o verão de seus 15 anos chegou, ele não pensou que alguma coisa fosse mudar. Então, veio Dante.

Dante é sorridente e expansivo, apaixonado por arte e por natação, cheio de entusiasmo com a vida. Desde o princípio, quando Dante o viu boiando na piscina pública da cidade e se ofereceu para ensiná-lo a nadar, Ari nunca entendeu o porquê de ter se interessado por uma pessoa tão apática quanto ele. Mas, independentemente do motivo, os dois não demoraram a tornarem-se melhores amigos.

Apesar das personalidades muitas vezes conflitantes, os dois acabam por, aos poucos, descobrirem que não são tão diferentes assim. Ou talvez no começo fossem, mas acabam que, mesmo sem querer, mudando o mundo um do outro.
Este não é um livro de enredo muito complexo ou com muitas reviravoltas, mas surpreende a cada página pela riqueza do texto e beleza da história. Eu sinceramente não consigo encontrar uma palavra melhor para descrever Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo do que lindo. Os personagens são carismáticos, os diálogos são engraçados, o ritmo da leitura é gostoso e a história em si é completamente tocante.

Eu costumo achar personagens indecisos como o Ari meio que um pé no saco, mas o Benjamin, sei lá como, conseguiu escrever de uma forma a fazer-me entende-lo. Na verdade, acho que uma das coisas mais legais do livro é que, apesar de narrado pelo Ari, na maior parte das vezes você entende melhor o que o Dante ta pensando. A confusão na cabeça do Ari continua uma incógnita até o último capítulo, quando as coisas se explicam e eu finalmente pude respirar aliviado: ele não era tão lento assim, apenas não transpareceu isso no texto. Achei legal ter umas surpresa assim em um livro narrado em primeira pessoa. Minha explicação pode estar um pouco confusa, mas enfim este livro leva 5 estrelas! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário